domingo, 23 de março de 2014

A historia dos videogames #1



Olá, hoje falarei sobre a historia dos videogames. Ah, finalmente. Depois de postar tanta bobagem esse cara ira fazer algo util, espero que pense isso se acompanha o blog desde o inicio, como eu duvido disso, eu penso isso de mim mesmo. Mas, vamos direto ao assunto:



 Willian Higinbotham
 De acordo com as minhas pesquisas o primeiro jogo eletrônico catalogado se chama Tennis for two, criado por Willian Higinbotham nos Estados Unidos em um laboratório de pesquisas militares(Brookhaven National Laboratory). Tennis for two rodava em um osciloscopio, um aparelho para medida eletrônica. A data de criação de Tennis for Two foi em 1958.



 Agora, o segundo jogo catalogado, até onde eu saiba, se chamava Spacewar!. E advinha essa. É um dos jogos que marcaram o visual de referencia para nos batermos o olho e dizermos; cara, esse jogo é velho, quero nem jogar. Ou sim, é relativo.
 Enfim, Spacewar! antes de tudo foi desenvolvido pela equipe, digo, grupo de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em um computador que aparentemente custava milhões de dólares, a quantia é incerta. E pensar que com o meu PC velho eu faço um jogo muito mais potente no power point, a evolução e o desenvolvimento da tecnologia humana é realmente impressionante.
 Programa do primordialmente por: Steve Russell ou Slug; E com o auxilo de: Dan EdwardsAlan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetz.
Dan Edwards (a esquerda) e Peter Sampson
 Seu software foi desenvolvido em um DEC PDP-1, e claramente foi criado sem fins lucrativos. Por que obviamente na época não haviam consumidores para tal produto. Todo o desenvolvimento foi um desafio de Russell para transpor a ficção cientifica literária para outra mídia.
Steve Russell
 O processo de criação de Spacewar! durou em media um ano, sendo o começo de ser desenvolvimento em 30 de Julho de 1961 e finalizado em 1962. Spacewar! Ocupava, advinha. Miseros 2KB na memoria. E eles disseram que usariam todo o poder do computador para criar o jogo. O passado se mostra cada vez mais interessante se vermos com ele ascendeu no passar dos anos, enfim.
Steve Russell (Slug), não ganhou um centavo se quer pela idealização de seu jogo, o que eu acho laentavel, por causa dele, temos toda essa tecnologia. Pensem comigo, se no universo existisse um atomo de antimateria, digo, esse não fosse proporcional ao numero de materia existente, digamos que tem um atomo de materia e tres de anti-materia. Não teriamos o universo que temos hoje. Então, cada simples pessoa é essencial para a nossa historia, uma pessoa pequena, pode fazer coisas grandes, seu filho pode se revoltar e talvez atrair a atenção do grupo que ele repudia, assim esse grupo o apaga, talvez a população se revolte e a historia mude para todos nos. Esse post obviamente ira continuar, comente para tirar duvidas, esclarecer ou ampliar o assunto. E caso eu erre em algo dado da informação passada, me corrija. Lhe agradeço por ler este texto, tenha um bom dia/tarde/noite e até a proxima.




 PS: Estou escrevendo formalmente por ser um assunto serio, caso eu esteja exagerando um pouco nisso, diga, não quero parecer um intelectual chato ^^

Um comentário: