sábado, 5 de abril de 2014

A historia dos videogames #2

 Olá, estou aqui de novo para falar sobre, novamente e até você saber o tanto quanto eu sei, a historia dos videogames. Então, ajeita o olho para ele não cair. Se alonga pra não quebrar a perna, etc.
 Mas antes disso, respira que o texto é razoavelmente longo:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Vamos para exatamente 1966, época em que o engenheiro Ralph Baer foi designado a fazer o melhor televisor de seu tempo. Seu pensamentos era de criar um televisor interativo com jogos, no entanto, a sua ideia não deu certo.
 Agora em 1971, em que uma empresa nomeada de Magnavox compra a patente/ projeto de Baer. E apos isto ele começam a desenvolver o Magnavox Odyssey o primeiro console da historia. Brilhante...
Nolan Bushnell
 Mais surpresas! Um homem chamado Nolan Bushnell adapta Spacewar! e desenvolve Computer Space um árcade desenvolvido especialmente para jogar Spacewar!. Com sua ideia magnifica, Bushnell é contratado por uma empresa, Nutting Associates, para fabricar o árcade que criara. Momentos mais tarde, Nolan Bushnell sai da empresa que há um tempo atrás te contratara para fundar a magnifica, Atari.
 Bem, em 1974, executivos da Atari vão para a sua rival, Kee Games. Apos, a Kee Games cria um jogo chamado Tank, que, se torna o jogo mais vendido daquele ano e incrivelmente supera a Atari em questão de vendas. No próximo ano, 1975, a Atari se contacta com Tom Qinn, comprador de artigos esportivos da Sears Roebuck. E com isso a Atari demonstra o seu jogo, Pong, e ambos tiveram uma negociação em que a Sears compra 150.000 unid. do fliperama. Dando oportunidade para a Atari expandir os seus negócios.
 Passado mais um ano, com o sucesso visivel dos consoles da Atari, algumas empresas tentaram fazer consoles, mas somente a Coleco (Connecticut Leather Company) consegue criar um console com uma tecnologia similar a da época.
 Então a Fairchild Camera & Instrument lança o Fairchild Channel F o primeiro console programável, uma vez que podia-se controlar o tempo do jogo, congelar o mesmo e também para-lo. E foi nessa época em que surgiram as criticas aos jogos violentos, que talvez por culpa de Death Race, da Exidy Games, o precursor do clássico e polemico Carmaggendon.
 Com o crescimento do mercado, Bushnell vende a Atari para a Warner Bros. Entretaiment para mante-la competitiva.
 Vamos avançar mai um ano no tempo, eu sei que contar as coisas de um ano em um ano enche o saco, mas vai ser assim mesmo, me aprofundei nessa pesquisa. Ok, 1978, descoberta que a senhora Atari não da credito ao seus desenvolvedores, ou seja, as pessoas que trabalharam na produção de seus jogos, e sim a empresa como um todo. Assim fazendo com que surjam os primeiros Easters eggs. Mas vou explicar melhor essa historia. Um produtor da Atari chamado de Warren Robinett, criador de Adventure, cria uma sala em que seu nome aparece e brilha, mas conforme a tecnologia da época, que no caso era  uma troca de cores. Visualizar
 Em março do mesmo ano, a nada conhecida Nintedo desenvolve e lança um arcade denominado Computer Othello, uma versão computadorizada de Othello. Uma partida custava em media 100 ienes, por volta de R$ 1,50. Um preço que se tornou padrão para fliperamas no Japão.
 1979, é criado um grande precursor para o que conhecemos como videogame, Lunar Lander, um jogo que dispunha de uma estética de gráficos vetoriais em wireframes, ou seja, os objetos eram formados por linhas que serviam como um esqueleto de uma forma 3D. E aqui jaz o antecessor dos gráficos poligonais.
 Asteroide é lançado no mesmo ano, vira febre na terra do Tio Sam, nada muito grande sabe, apenas vendera 80 mil copias, no entanto o sucesso ficou por la mesmo.

 E novamente eu fico por aqui neste post, e eu continuarei até o fim, e como antes, caso tenha alguma informação errada me avi-se para corrigi-la. Minhas sinceras gratidões por ter lido esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário